quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A importância da fotografia

Fotografar é tornar eternos os melhores momentos de nossa vida

As primeiras descrições consolidadas que temos sobre a descoberta da fotografia se deram a partir do século XVI com Leonardo Da Vinci e outros célebres artistas da época. Depois vieram vários entusiastas da novidade com seus experimentos científicos - como os irmãos franceses Jean Niceforo e Claude Niepce, Louis Jaques Mandé Daguerre, William Henry Talbot e Frederick Scott Archer - até chegar à criação do método de impressão em negativos, com Luis Ducos du Hauron e Carlos Cross. Desde então, a fotografia tornou-se uma das maneiras mais eficazes de preservar os acontecimentos. 
Reunir toda a família para tirar fotos é uma tradição que pode ter influenciado muito na popularização da fotografia. Aqueles quadros em preto e branco, com a moldura de cor amarelada, gasta pelo tempo, que vemos pendurados nas casas de pessoas de mais idade, são justamente uma relíquia de décadas que se passaram e que, através da fotografia, permeiam até os dias atuais. Perfumes, cartas ou qualquer outro presente material podem até remeter lembranças de momentos e pessoas que passaram por nossas vidas, mas só as fotos são capazes de garantir a eternidade da recordação.
            A aposentada paulista, filha de italianos, Mercedes Brigolin, guarda caixas de fotografias antigas da família e conta que seu falecido marido reunia os familiares em sua casa, durantes as férias, para sessões de slides com as fotos antigas da família. “Eram bons momentos. A gente ria, se emocionava e recordava cada momento através dos detalhes das fotos. Era uma proximidade que tínhamos com o passado. Infelizmente, com o tempo fomos perdendo a tradição dessas reuniões, mas as fotos continuam aqui, inteiras”, diz a aposentada emocionada.
            Para a oriundi Mercedes, guardar as fotos antigas de bons momentos é uma forma de preservar as raízes da família para as futuras gerações. “Além de refrescar a memória, a gente deixa aos netos e bisnetos um pouquinho dos antepassados”, afirma.
            Com a ascensão da tecnologia digital ficou ainda mais fácil tirar fotos. Podemos perceber em todos os lugares pessoas com câmeras fotográficas em mãos registrando cada momento. São fotos em baladas, em cerimônias, em escolas e até em frente ao espelho, a maioria delas voltada para postagens em sites de relacionamento. E quem não gosta de receber comentários em suas fotos?!
            Há pessoas que preferem uma produção a mais, com fotos trabalhadas e editadas. Entra, então, a ação do fotógrafo profissional. Fazer books de família, grávidas, debutantes, casamentos, infantis e formaturas estão cada vez mais em alta. Os álbuns profissionais garantem a duração das fotografias através da qualidade de impressão, uma alternativa viável para quem não quer arriscar apenas com os arquivos digitalizados, que são mais fáceis de serem perdidos com o passar dos anos.      
            Segundo o fotógrafo Kaká de Souza, do estúdio Kaká Fotografias, em Uberlândia, as fotos são para sempre e acabam sendo um refúgio para não se perder os valores. “As fotos estão ali para todos os momentos, principalmente para aqueles em que outras lembranças não são suficientes. Lembrar de alguém que partiu, de momentos inesquecíveis, de uma união de familiares, nos remete sentimentos bastante positivos e nos faz dar mais valor nas coisas”, fala.
            Kaká tem se destacado no cenário nacional, fazendo casamentos em todo o Brasil e até na Europa, e diz que é emocionante participar dos momentos felizes das pessoas. “Graças a Deus o mercado está em constante crescimento, mais do que isso, fotografar é uma paixão! A sensação de registrar momentos tão especiais dos meus clientes e ver o quanto estão felizes é indescritível”, diz o fotógrafo.
            Tanto fotógrafo quanto fotografado, mesmo as fotos digitais quanto as impressas e os porta-retratos como quadros emoldurados da casa dos nossos avós, mostram o quanto as fotografias são importantes para garantir nossas tradições e permanecerem intactos nossos dias mais especiais.  

Mais informações
Assessoria de Imprensa Kaká Fotografias
Kompleta Comunicação -  Assessoria de Comunicação - (034) 3086-6161
Carol Aleixo - 9141-0225/  kompleta@kompletacomunicacao.com.br
Keila Miranda - 9102-3264 / keila@kompletacomunicacao.com.br