terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Restaurantes aderem à redução de sal nas refeições

Governo, população e estabelecimentos comerciais se mobilizam para reduzir o sal dos alimentos

Manter uma alimentação saudável é essencial em qualquer idade, pois com refeições balanceadas é possível ter mais qualidade de vida, uma vez que os nutrientes essenciais para uma boa saúde só são obtidos através de uma boa alimentação.
Ingerir sal demasiadamente é um hábito dos brasileiros: sal na salada, nas comidas caseiras e nos aperitivos, para acompanhar a bebida, nos salgados e nos produtos industrializados. Porém tanto sal afeta a saúde, pode causar hipertensão e ganho de peso, pois a quantidade de sódio presente no sal aumenta a ação dos hormônios que estocam a gordura.
            Recentemente, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou a ampliação de um acordo que orienta às indústrias a reduzirem a quantidade de sódio em alguns alimentos. Neste novo acordo, batata frita, batata palha, pão francês, bolos prontos, misturas para bolos, maionese, biscoitos (doces e salgados), salgadinhos também terão que conter menos sódio em suas composições.
            O sódio tem a função de conservante e também está presente no sal de cozinha. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a ingestão diária de sal seja de 5 gramas por dia, porém a média consumida por brasileiros é de 12 gramas, mais que o dobro.
De acordo com a nutricionista Patrícia Andrade Alves, o acordo assinado pelo ministro Padilha é muito importante para garantir um futuro mais saudável. “De um modo geral a redução de sódio nos alimentos associada a hábitos de vida saudáveis será extremamente importante na vida das pessoas, tendo em vista que atualmente a hipertensão arterial, juntamente as doenças crônicas degenerativas, como a obesidade e doenças cardiovasculares matam mais que o câncer”, disse.
O servidor público, Yuri Diniz, de 23 anos tem o hábito de olhar as embalagens de produtos industrializados e observar a quantidade de sódio que eles possuem. “Sempre observo a concentração de sódio dos alimentos e opto pelo que possuir menor quantidade. È uma maneira que encontrei para preservar a minha saúde”, afirmou.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um documento orientando padarias, restaurantes e bares a reduzirem o sal em seus alimentos. A norma, que vale para indústrias, não é obrigatória para restaurantes, mas diversos estabelecimentos gastronômicos estão reduzindo a quantidade de sal de seus alimentos.
Alguns restaurantes já aplicam a redução de sal em suas refeições, eles o substituem por temperos ou alimentos naturais que, em geral, são mais salgados. “No restaurante Bistrô da Praça nós diminuímos o sal do cardápio e estamos utilizando mais ervas para dar sabor aos alimentos, pois nos preocupamos com o bem estar e a saúde dos nossos clientes. Com o acompanhamento de uma nutricionista, elaboramos cardápios variados para atender a todos  que se preocupam com a alimentação equilibrada,” afirmou o proprietário do Restaurante Bistrô da Praça, Robson Borges.
Segundo, Patrícia Andrade Alves, o ideal é manter uma boa alimentação, evitar o excesso de sal, aliar a moderação à atividade física e assim, obter mais qualidade de vida.

A importância da redução do sal
  • Prejudicar o funcionamento dos rins e eleva a pressão arterial;
  • Pode aumentar o risco de infarto e acidente vascular cerebral;
  • O consumo do sal pode agravar o risco de hipertensão.
  • O sal favorece a retenção de líquidos, que acentua a celulite e gera inchaço e aumento de peso

Alimentos com alto teor  sódio (mais de 1000 mg / 100 g)*
  • Azeitona preta em conserva - 1567 mg
  • Azeitona verde em conserva - 1347 mg
  • Bacalhau salgado cru - 13585 mg
  • Fermento em pó químico - 10052 mg
  • Linguiça de frango crua - 1126 mg
  • Linguiça de porco crua - 1176 mg
  • Macarrão instantâneo - 1516 mg
  • Queijo parmesão - 1844 mg
  • Sal grosso - 39943 mg
  • Tablete de caldo de carne - 22180 mg
  • Tablete de caldo de galinha - 22300 mg
Mais informações
Assessoria de Imprensa Bistrô da Praça Restaurante
Kompleta Comunicação - Assessoria de Comunicação - (034) 3086-6161
Luana Roque – 9165-6345 /  kompleta@kompletacomunicacao.com.br
Keila Miranda - 9102-3264 / keila@kompletacomunicacao.com.br