quarta-feira, 21 de março de 2012

Dicas para organizar a formatura

Planejar com antecedência é o mais importante para garantir uma festa organizada e bonita

 Tatiana Martins, cerimonialista, dá dicas para organizar uma festa de formatura

            Início de semestre e muitos universitários começam a se preocupar com a formatura que está por vir. Mas o que fazer? Por onde começar? Como organizar? Essas são as principais dúvidas da comissão organizadora, que se desdobra muito para dar conta de toda a demanda. A cerimonialista Tatiana Martins dá algumas dicas para ter uma festa de formatura impecável e sem stress.

            Depois de eleger a comissão de formatura o próximo passo é contratar um consultor de eventos para assessorar todas as etapas. “O cerimonialista auxiliará no planejamento da festa e realizará o contrato com as empresas terceirizadas, a partir das preferências da comissão”, diz Tatiana.  

            Decidir o local e as datas dos eventos (missa, colação, coquetel e baile) é primordial, pois a organização irá trabalhar considerando o prazo. Assim será mais fácil o ponto de partida para o planejamento e distribuição das funções. Se muitos convidados vêm de fora, o interessante é que os eventos sejam no mesmo dia ou bem próximos.

            Os formandos devem ter em mente que uma festa de formatura custa caro e reajustes nos preços dos serviços terceirizados, que vão desde buffet à banda, podem acontecer. Caso o valor previamente estimulado não supra todas as despesas, a comissão tem que ter jogo de cintura para conversar com os demais formandos e acrescentar um novo valor. “Para isso não acontecer, faz-se necessário a conclusão rápida dos contratos para garantir os preços mais baixos. Antecedência é tudo”, afirma a cerimonialista.

            Fazer a lista de convidados faz parte dos momentos divertidos, pois os formandos passam das funções administrativas para começar a realizar as questões práticas. A dica é incluir os familiares e amigos mais próximos. Se o formando precisar de mais cortesias, o legal é negociar com outro colega de turma que não vai aproveitar todas da sua cota. “Há casos em que chega a ter discussões entre formandos e comissão, pois eles não entendem que existe um número ‘x’ de convidados para o local do baile e, exceder esse número, aumenta todas as despesas”, considera Tatiana.  
            A banda, DJ, compra dos convites, a escolha do cardápio e decoração, por fim, são decisões da comissão que vão agregar muito à formatura. Agora é sentar e anotar o que se tem em caixa para esbanjar, mas não esqueça que organizar tudo com o máximo de antecedência possível evita os contra-tempos e garante uma festa maravilhosa.

Mais informações
Assessoria de Imprensa TM Assessoria e Cerimonial
Kompleta Comunicação -  Assessoria de Comunicação - (034) 3086-6161
Carol Aleixo - 9141-0225/  kompleta@kompletacomunicacao.com.br
Keila Miranda - 9102-3264 / keila@kompletacomunicacao.com.br