quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Exercício físico e reeducação alimentar são fundamentais para boa recuperação após cirurgia bariátrica

A indicação médica é indispensável para o procedimento

A cirurgia bariátrica é uma das opções para o tratamento da obesidade, mas isso não significa que qualquer pessoa acima do peso pode tê-la como aliada no processo de emagrecimento. 

Para se submeter à cirurgia, além do fator de obesidade, é preciso indicação médica, acompanhamento psicológico e nutricional, o paciente precisa obter um preparo para perder de 10% a 15% de seu peso e passar por diversos exames para avaliar, por exemplo, a sua condição cardiorrespiratória. 

Esse preparo dura em média seis meses ou mais, se for um caso grave de obesidade associado a outras doenças. O acompanhamento psicológico é essencial para que o candidato à cirurgia tenha noção de todas as etapas do tratamento, das mudanças que ocorrerão em seu corpo e das alterações em seu hábito alimentar. Durante esta fase, e algumas vezes no pós-cirúrgico, é comum que médicos e especialistas recomendem estadias em Spas para que o paciente possa iniciar a adaptação a costumes alimentares saudáveis e balanceados, se habituar à prática regular de atividade física e a todos os novos hábitos que deverão ser permanentes e essenciais para um bom prognóstico. 

A nutricionista Ariane Barberato afirma que a aceitação do paciente é muito importante para o bom desenvolvimento do procedimento. “A pessoa que decide fazer a cirurgia bariátrica deve ter em mente que além de perder peso deverá estar apta para a reeducação alimentar, fundamental antes e depois da cirurgia, e saber que possivelmente deixará de comer alimentos que faziam parte da sua rotina”, disse. 

Além do emagrecimento a cirurgia bariátrica pode diminuir o risco de doenças cardíacas, problemas respiratórios, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral (derrame). 

Um estudo brasileiro, publicado na edição de julho da Diabetes Care revista oficial da American Diabetes Association (ADA), mostrou que no prazo de um ano após a cirurgia de derivação gástrica laparoscópica, 99% dos pacientes passaram a ter a diabetes tipo 2 sob controle, sem o auxílio de qualquer medicamento. 

A educadora física e proprietária do Spa Equilíbrio, Cláudia Luz, alerta para os benefícios do exercício físico antes e depois da cirurgia. “Tanto no pré como no pós-operatório os exercícios físicos são necessários, pois além de colaborarem na recuperação, auxiliam na redução da gordura corporal, manutenção e aumento do metabolismo, controle da pressão sanguínea, diminuição da ansiedade e depressão. Também vão colaborar positivamente para a qualidade de vida e bem estar do indivíduo”, afirma. 

Apesar de a cirurgia ser recomendada a muitos pacientes obesos, é possível perder peso de outras maneiras, porém a única pessoa que poderá indicar o tratamento ideal é um médico especializado. 


Mais informações

Assessoria de Comunicação Ofex Ofertas Exclusivas 
Luana Roque: (34) 3086 -6161 – kompleta@kompletacomunicacao.com.br
Keila Miranda: (34) 9102-3264 – keila@kompletacomunicacao.com.br