segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Disciplina alimentar é fundamental para qualidade de vida





A alimentação é essencial para uma vida saudável e para o bom funcionamento do organismo. Ainda assim, os hábitos alimentares são deixados de lado, e a saúde, o bem-estar e o rendimento ficam comprometidos. Mesmo com uma rotina corrida é possível seguir uma dieta equilibrada e fracionada. Basta ter compromisso com a própria qualidade de vida.
Durante a correria do dia-a-dia existem tarefas que têm prioridades e não podem deixar de serem cumpridas. Assim como é preciso ter uma rotina de horários e compromissos a cumprir, durante as atividades diárias o organismo necessita de organização e controle para as refeições, pois responderá melhor a diversos estímulos. Definir horários para a alimentação é fundamental para quem deseja ter uma vida saudável e perder peso.
Assim como o relógio biológico requer, no mínimo, oito horas de sono, o organismo precisa que todas as refeições sejam feitas com um intervalo de três horas.
A nutricionista Ariane Barberato explica que a disciplina alimentar é importante para o organismo. “Se alimentar em horários programados é fundamental para quem deseja emagrecer, pois a pessoa se alimenta mais vezes, porém em menor quantidade. Pois o organismo acelera o metabolismo, evitando a necessidade de guardar energias em forma de estoque de gordura. Com isso há menores possibilidades do ganho de peso. Também é importante optar por alimentos de qualidade, que contenham carboidratos integrais, carnes brancas, castanhas – que possuem gorduras insaturadas-, frutas, verduras e a ingestão de água, no mínimo dois litros ao dia”, disse.
A educadora física e proprietária do Spa Equilíbrio, Cláudia Luz, ressalta que a reeducação alimentar e os exercícios físicos são o melhor caminho para quem deseja perder peso. “A melhor opção para quem busca bons resultados no emagrecimento é manter uma dieta equilibrada adquirida por meio da reeducação alimentar, aliada a exercícios físicos. Além de ajudar a pessoa a chegar no seu “peso ideal” essa combinação impede a recuperação do peso perdido, garantindo melhores resultados a longo prazo, manutenção da massa magra, prevenção de doenças e mais qualidade de vida”, afirmou.

A importância de cada refeição
  • Café da manhã: Pode ser considerado a refeição mais importante, pois segue o maior intervalo de tempo em que ficamos sem nos alimentar desde a última refeição. Se a pessoa pular o café da manhã, pode sentir falta de energia para realizar atividades durante o dia e, além disso, a taxa de açúcar no sangue pode cair – é a chamada hipoglicemia.
  • Lanche da manhã (colação) e da tarde: Os lanches intermediários devem ser feitos para que a pessoa não sinta fome, nem exagere ao se alimentar no horário das principais refeições. Além disso, se o intervalo entre o café da manhã e o almoço for muito longo, há risco de ocorrer queda na taxa de açúcar do sangue, causando mal-estar no caso das pessoas que apresentam uma pré-disposição para hipoglicemia.
  • Almoço: É a refeição que consiste no maior consumo de grupos de alimentos nobres e variados: fontes de proteínas são do grupo dos construtores, como carnes e feijão; as de fibras, vitaminas e sais minerais, são do grupo de alimentos reguladores, como legumes, frutas e verduras. E os carboidratos, também chamados de grupo dos energéticos como arroz, batata, macarrão e milho. Com a dieta equilibrada no almoço, adquirimos energia para continuar as atividades e suprir parte das necessidades nutricionais diárias.
  • Jantar: Essa refeição possui a mesma importância das demais e se compara ao almoço. Recupera a energia que se gasta ao longo do dia, mas deve ser levado em consideração que, por ser a última refeição de maior “volume” do dia, é preciso ter cautela e evitar os abusos, pois logo você vai dormir, e a digestão deve ser facilitada com a escolha de preparações leves. A escolha pode até interferir na qualidade do sono.
  • Ceia: Como vai se passar um longo tempo sem alimentação, recomenda-se um lanche bem leve, como uma torrada, chá e frutas.







Kompleta Comunicação (034) 3086-6161
Luana Roque – 9165-6345 /  kompleta@kompletacomunicacao.com.br