segunda-feira, 14 de julho de 2014

Dia Internacional do homem serve de alerta para os cuidados com a saúde

Homens vivem, em média, 7,6 anos menos que as mulheres

No Brasil a cada três pessoas adultas que morrem duas são homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm maior incidência de doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os homens vivem cerca de 7,6 anos menos que as mulheres e uma das principais causas do número de óbitos é recorrer ao médico apenas quando a doença está em um estado avançado.
 Por essas razões, a realização periódica de um check-up é essencial para quem pretende manter a saúde em dia, já que a descoberta precoce de certas doenças é um importante passo no processo da cura. A denominação check-up é uma palavra de origem inglesa que significa controle e indica a realização de exames médicos regulares, uma ferramenta essencial para a manutenção da saúde.
 Mesmo diante dos inúmeros benefícios deste procedimento, muitos homens só procuram auxílio médico quando já estão seriamente doentes, pois a atitude de comparecer com frequência ao médico não faz parte da cultura dos brasileiros.
 Homens e mulheres com idades entre 45 e 55 anos são aconselhados a realizar um check-up pelo menos uma vez ao ano, assim permanecem cientes do que está acontecendo com o seu organismo. “A avaliação anual é importante para diagnosticar possíveis patologias em sua fase inicial, que podem ser tratadas da melhor maneira ou mesmo serem evitadas”, afirma o urologista Dr. Luiz Mauro Coelho Nascimento.
Dentre os exames do check-up estão: hemograma, creatinina, glicemia, colesterol total e fração, triglicérides, ácido úrico, urina rotina, fezes (parasitológico), parte renal, eletrocardiograma, ergométrico, raios-x do tórax, entre outros. E com relação à saúde do homem, o Antígeno Prostático Específico (PSA) e exame do toque retal.
O urologista enfatiza a importância do acompanhamento, por meio dos exames. “Inúmeras patologias podem ser detectadas precocemente através do check-up preventivo. Outras tantas, crônicas ou não, podem ter seu curso alterado de forma a proporcionar uma adequada qualidade de vida aos pacientes, que assim podem controlar melhor as manifestações das mesmas e evitar o surgimento de complicações futuras. Portanto, é de extrema importância realizar a avaliação com periodicidade adequada”, disse.

Kompleta Comunicação -  Assessoria de Imprensa - (034) 3086-6161
            Luana Roque / kompleta@kompletacomunicacao.com.br