quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Vida saudável é o tema da campanha para alertar sobre o diabetes


Dia 14 de novembro é celebrado Dia Mundial do Diabetes. Essa data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991. Desde então, campanhas são lanças anualmente para conscientizar as pessoas sobre essa doença.
Segundo a IDF, em todo o mundo mais de 400 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes e aparecem 500 novos casos por dia.
Este ano a campanha tem o intuito de conscientizar sobre a importância de cuidados que previnem e/ou controlem o diabetes, como alimentação e a prática de atividades físicas. A nutricionista do Hospital Santa Clara, Raquel Nery, diz que o primeiro passo é o paciente entender o que é esta doença e aprender que, com algumas pequenas mudanças de hábitos, vai conseguir manter o controle e ter qualidade de vida. “O Diabetes Mellitus ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora atualmente esteja com maior frequência nos jovens, em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana”, completa.

Principais mudanças:
·         Deixar o sedentarismo e iniciar atividade física regularmente;
·         Fazer controle de peso com o profissional Nutricionista;
·         Reduzir as porções dos alimentos e se alimentar mais vezes ao dia;
·         Envolver os amigos e família para ajudar no tratamento;
·         Experimentar alimentos integrais, pois eles fazem com que o açúcar vá para o sangue mais devagar;
·         Ingerir no máximo 3 a 4 porções de frutas por dia;
·          Evitar tomar suco, pois dependendo do sabor serão necessárias 3 unidades de fruta para fazer 1 copo de suco. Desta forma você já estará ingerindo 3 porções em único momento;
·         Preferir leite e derivados desnatados para reduzir a ingestão de gordura;
·         Aumentar o consumo de salada crua. Quanto mais colorida, mais vitaminas e minerais ela contém;
·         Aprender a ler o rótulo dos alimentos e a entender a diferença entre produtos diet e light. (Diet: retirada de 100% de um ingrediente na composição do alimento e Light: quando apresenta redução mínima de 25% das calorias ou de algum nutriente em relação ao original)

·         Envolva os amigos e família para ajudar no tratamento.



Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa - (034) 3086-6161
Lauriane Martins – (34) 9249-5800 / redacao@kompletacomunicacao.com.br