quarta-feira, 27 de maio de 2015

Pesquisa revela queda de 20,5% no número de fumantes no Brasil


O Dia Mundial sem Tabaco vai ser celebrado com boas notícias. Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde e também, pelo IBGE, revelou em dezembro do ano passado que o número de pessoas que consomem cigarro ou derivados do tabaco, nos últimos cinco anos, reduziu 20,5%.

Em abril deste ano o país recebeu prêmio da ONG americana Bloomberg Philanthropies, pelo controle ao tabagismo. A premiação é um reconhecimento pelo monitoramento epidemiológico do uso do tabaco e na implantação de políticas públicas para enfrentar o desafio da luta contra o fumo.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 19,2% dos homens fumam, contra 11,2% das mulheres. A faixa etária com maior prevalência é de 40 a 59 anos, com 19,4%, enquanto os jovens de 18 a 24 anos apresentaram a menor taxa, de 10,7%.

           
Do total de entrevistados, mais da metade afirmou que tentou largar o vício nos 12 meses que antecederam a pesquisa. O pneumologista, Thulio Cunha, do Hospital Santa Clara, explica que existe quatro fases do paciente em relação ao momento de parar de fumar. São elas:

1)           Pré-Contemplação – aquele paciente que não pensou em parar de fumar ou não considera que este é o momento. Para este paciente o importante é orientar quanto aos benefícios de parar de fumar e esperar para que ele resolva dar o próximo passo;

2)           Contemplação – aquele paciente que está seriamente pensando em parar de fumar, mas negociando com ele mesmo se este é o momento correto. Chamamos este conflito de Ambivalência (“quero parar, mas é muito difícil”, “quero parar, mas gosto tanto”). Nesta fase é preciso motivar o paciente a dar o primeiro passo, sempre ressaltando os benefícios em parar de fumar (reforço positivo);

3)           Preparação – o paciente esta decidido a parar de fumar e procura ajuda. Este é o momento que se marca o dia para parar de fumar e se inicia o tratamento para cessação do tabagismo em si;

4)           Ação – o período do tratamento para cessação do tabagismo em si.

5)           Manutenção – após cessação, período em que o principal objetivo é evitar recaídas.

 “No período inicial à cessação do tabagismo, o paciente pode apresentar alguns sintomas desagradáveis causados pela Síndrome de Abstinência à Nicotina, que podem durar em torno de 4 a 6 semanas. Os principais sintomas são: ansiedade, nervosismo, dor de cabeça, irritabilidade, insônia ou sonolência, podem ser controlados com medicamentos”, diz Thulio.

O fumante está exposto a mais de 4 mil substâncias tóxicas, que desencadeiam aproximadamente 50 doenças, principalmente as respiratórias, sendo 90% dos casos de câncer de pulmão e cardiovasculares, 25% doenças vasculares, como infarto.