sexta-feira, 17 de julho de 2015

Sopas funcionais são destaques no cardápio durante o inverno



No o inverno temos o desejo por comidas mais pesadas e calóricas, pois elas têm propriedades que aquecem o organismo. Nesse período gasta-se mais energia metabólica que nas outras estações, então a tendência também é comer em maior quantidade. A sopa funcional é uma ótima escolha por ser uma refeição saborosa, nutritiva e leve.

Mais comida e menos exercícios. Esse é um hábito comum durante o inverno, uma vez que a baixa temperatura e umidade do ar podem dificultar a realização dos exercícios e instintivamente queremos ficar acolhidos em casa. Não se pode descuidar da saúde nesse período, por isso a nutricionista do Restaurante Bistrô da Praça, Patrícia Caroline, orienta a ingestão alimentos que forneça nutrientes e consumir com moderação alimentos de alta caloria. “Alimentos gordurosos e com poucos nutrientes ocasiona no aumento do peso corporal e também, chances de desenvolver as doenças crônicas degenerativas, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e outras”, completa.
             
Práticas, saudáveis e quentinhas, as sopas funcionais têm espaço garantido nessa estação. Na preparação dê preferência para as carnes brancas, que são ricas em proteínas, zinco, ferro e são fáceis de serem digeridas. “Vale lembrar da importância do reaproveitamento de alguns alimentos. As folhas e os talos de brócolis e couve são excelentes fontes de fibras, ferro, cálcio, magnésio”, comenta Patrícia.

A nutricionista ensina a preparar uma opção de sopa funcional de baixo teor calórico e que ajuda no metabolismo. Confira:

Rende: 5 porções
Valor calórico: 81calorias

Ingredientes:
- 300g de abóbora japonesa cortada em cubos.
- 1/2 cebola picada
- 120g de tofu cortado em cubos
- 350g de água quente
- 100 g de vagem cortada em cubos
- 150g de chuchu
- 2 colheres de chá de gengibre ralado
- 1 dente de alho amassado
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de chia
- cebolinha verde a gosto.

Modo de preparo:
Em uma panela cozinhe a abóbora, a vagem e o chuchu a vapor. Refogue o alho e o gengibre. Adicione 350 ml de água quente e coloque os legumes já cozidos. Acrescente o sal marinho e a cúrcuma a gosto. O tofu e a chia na hora de servir.

Vantagens desta sopa funcional: o tofu é uma proteína vegetal de boa qualidade. A cúrcuma é um tempero que tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e protegem o organismo quanto ao envelhecimento precoce. A chia é rica em fibras, ômega 3 e é fundamental para a saúde cardiovascular.